O Projeto

 

 

UMA SOLUÇÃO NACIONAL COM DNA PARANANSE

A Nova Ferroeste é uma iniciativa do governo do Paraná para ligar por trilhos os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Também chamada de Corredor Oeste de Exportação, a malha ferroviária vai conectar Maracaju, no Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá. Em Cascavel será feita a conexão com dois ramais: Chapecó, em Santa Catarina e Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. Com 1.567 km de extensão, os novos trilhos vão passar por 66 municípios nos três estados.

 A Nova Ferroeste está no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal por ser considerada uma obra essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil. O projeto também está na carteira de investimentos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Ministério da Casa Civil.

 

O NOVO TRECHO FERROVIÁRIO

 

O traçado da Nova Ferroeste

 


O POTENCIAL DA NOVA FERROESTE

 

Ícone do Projeto

 


PARANÁ - HUB LOGÍSTICO

 

A NOVA FERROESTE É UMA DAS AÇÕES QUE BUSCA TRANSFORMAR O PARANÁ NO HUB LOGÍSTICO DA AMÉRICA DO SUL

 

O Paraná está uma posição estratégica privilegiada. O acesso ao Oceano Atlântico através do Porto de Paranaguá e a proximidade geográfica com os estados do sudeste, centro-oeste e a tríplice fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai compõem um cenário único no país.

Num raio de mil quilômetros em torno do Paraná está concentrado 70% do PIB da América do Sul. Dessa maneira a Nova Ferroeste é uma solução logística sustentável para essa região.

 

A REDUÇÃO DO CUSTO LOGÍSTICO SERÁ DE 30% COM A NOVA FERROESTE

Porto de Paranaguá